Hora De Aprender
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» minha pixelart
[GameMaker:Studio] Aula 2.6 - For EmptySeg Jun 26, 2017 12:39 pm por Fubukki

» Desenho dos Olhos - 2
[GameMaker:Studio] Aula 2.6 - For EmptySeg Jun 26, 2017 12:03 am por RickDias

» O que voces gostariam de ver em uma extensao?
[GameMaker:Studio] Aula 2.6 - For EmptyDom Nov 20, 2016 10:52 pm por Guds

» Desenho dos olhos
[GameMaker:Studio] Aula 2.6 - For EmptyTer Nov 01, 2016 12:01 pm por acimadenos

» Como desenhar um nariz
[GameMaker:Studio] Aula 2.6 - For EmptyTer Nov 01, 2016 11:53 am por acimadenos

» CONSTRUÇÃO DA FIGURA HUMANA - PROPORÇÕES
[GameMaker:Studio] Aula 2.6 - For EmptyTer Nov 01, 2016 11:52 am por acimadenos

» Proporções do desenho e Desenho de modelo vivo
[GameMaker:Studio] Aula 2.6 - For EmptyTer Nov 01, 2016 11:50 am por acimadenos

» Desenho do Rosto - 2
[GameMaker:Studio] Aula 2.6 - For EmptyTer Nov 01, 2016 11:47 am por acimadenos

» Desenho do Rosto/ cabeça (frontal)
[GameMaker:Studio] Aula 2.6 - For EmptyTer Nov 01, 2016 11:44 am por acimadenos

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário


[GameMaker:Studio] Aula 2.6 - For

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

[GameMaker:Studio] Aula 2.6 - For Empty [GameMaker:Studio] Aula 2.6 - For

Mensagem por RickDias Sáb Set 17, 2016 9:30 pm

Titulo: Módulo 2 - Aula 6 - For
Descrição: Vamos aprender como funciona o for.
Autor: RickDias
Programa: Game Maker:Studio
Nível: Básico

Aouuba Marujos pirat, estou trazendo mais um tutorial para vocês, esse é um pouco complicado de expliclar, mas vou explicar mais para complementar, já que ele ajuda a diminuir o tamanho dos códigos e pode fazer diversas coisas legais.

O for é um ciclo assim como o while, mas este é configurável. Ele pode realizar várias rotinas simultaneamente.

Vou usar o mesmo exemplo que utilizaram para me explicar, pois acredito que é o que me fez entender, no caso foi o Alex, eu poderia utilizar um exemplo meu de corações em sprites e perder vida, mas isso tornaria a aula muito grande e entediante.

Se quisermos desenhar 10 círculos alinhados horizontalmente com espaços de 64 pixels entre seus centros na tela, faríamos o seguinte código:
Código:
//Escolhe a cor vermelha
draw_set_color(c_red)

//Desenha circulos
draw_circle(0,32,32,false)
draw_circle(64,32,32,false)
draw_circle(128,32,32,false)
draw_circle(192,32,32,false)
draw_circle(256,32,32,false)
draw_circle(320,32,32,false)
draw_circle(384,32,32,false)
draw_circle(448,32,32,false)
draw_circle(512,32,32,false)
draw_circle(640,32,32,false)

Como falei antes o for poupa o tamanho do código e cria rotinas simultâneas, então se quiséssemos usar o for no código seria simplesmente isso:
Código:
//Escolhe a cor vermelha
draw_set_color(c_red)

//Cria ciclo
for (var xx=0; xx < 640; xx+=64)
{
    //Desenha circulos
    draw_circle(xx, 32, 32, false)
}

A estrutura do for é divididada em 3 partes:

- Inicialização: declaramos um valor inicial pra uma variável (var xx = 0);
- Condição para continuação do ciclo: define uma condição para fim para o ciclo (xx < 640);
- incremento da variável: Aumenta ou diminui o valor da variável para que em algum momento ela não satisfaça mais a condição (xx += 64).

Em todas as posições em que xx passou (0, 64, 128, 192, 256, 320, 384, 448 e 640) será desenhado o circulo vermelho.

Resumindo: enquanto xx não for menor que 640, serão adicionados mais 64 ao xx até que ele não seja menor que 640. E em cada passo que ele fez para chegar la será desenhado um circulo vermelho.

Bom galera é basicamente isso,nao tem muito o que explicar do for, caso tenham alguma dúvida postem ai, que eu faço uma parte 2 com meu tutorial do coração de vida, tmjj! pirat
RickDias
RickDias


Mensagens : 28
HDA Coins : 68
Data de inscrição : 06/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos