Hora De Aprender
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» minha pixelart
[GameMaker:Studio] Aula 2.9 - Scripts EmptySeg Jun 26, 2017 12:39 pm por Fubukki

» Desenho dos Olhos - 2
[GameMaker:Studio] Aula 2.9 - Scripts EmptySeg Jun 26, 2017 12:03 am por RickDias

» O que voces gostariam de ver em uma extensao?
[GameMaker:Studio] Aula 2.9 - Scripts EmptyDom Nov 20, 2016 10:52 pm por Guds

» Desenho dos olhos
[GameMaker:Studio] Aula 2.9 - Scripts EmptyTer Nov 01, 2016 12:01 pm por acimadenos

» Como desenhar um nariz
[GameMaker:Studio] Aula 2.9 - Scripts EmptyTer Nov 01, 2016 11:53 am por acimadenos

» CONSTRUÇÃO DA FIGURA HUMANA - PROPORÇÕES
[GameMaker:Studio] Aula 2.9 - Scripts EmptyTer Nov 01, 2016 11:52 am por acimadenos

» Proporções do desenho e Desenho de modelo vivo
[GameMaker:Studio] Aula 2.9 - Scripts EmptyTer Nov 01, 2016 11:50 am por acimadenos

» Desenho do Rosto - 2
[GameMaker:Studio] Aula 2.9 - Scripts EmptyTer Nov 01, 2016 11:47 am por acimadenos

» Desenho do Rosto/ cabeça (frontal)
[GameMaker:Studio] Aula 2.9 - Scripts EmptyTer Nov 01, 2016 11:44 am por acimadenos

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário


[GameMaker:Studio] Aula 2.9 - Scripts

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

[GameMaker:Studio] Aula 2.9 - Scripts Empty [GameMaker:Studio] Aula 2.9 - Scripts

Mensagem por RickDias Dom Set 18, 2016 5:33 pm

Titulo: Módulo 2 - Aula 9 - Scripts
Descrição: Vamos aprender o que são os scripts e para que servem.
Autor: RickDias
Programa: Game Maker:Studio
Nível: Básico

Fala ai Marujos, hoje vim ensinar algo muito importsnte para vocês que sao os scripts, eles são basicamente um trecho de código que voce pode dsr um nome é definir argumentos.

Ja sabemos o que nós vamos estudar, agora para que serve?
Ele sever para diversas coisas como:
- Criar novas funções
- Usar o mesmo código em vários objetos, economizar tempo e facilitar manutenção.
- Fazer cálculos e retornar um valor.
- Diminui o tamanho do código.

O script pode ser utilizado para muitas outras coisas, só depende do programador usar a sua vontade.

Como eu disse, vamos começar as sulas mais práticas para fscilitsr o entendimento e no caso dessa aula ela será bem prática.

Para essa aula crie o obj_vida coloque:
Codes:

Agora a partir desse código, vamos fazer um script(se você não sabe onde fica o local para criar um script veja a primeira aula, onde mostro o local das ferramentas).
Para sempre mantermos a organização e evitar erros, vamos utilizar scr antes do nome de todos os scripts, então o nome do nosso ficará "scr_destruir".
Coloque esse código no scr_destruir:
Código:
if (HP <= 0){
instance_destroy();
}
Nesse exemplo de código dentro de um script não utilizamos os argumentos(que por sinal é a maior causa de se usar scripts).

Agora altere adicione o scr_destruir no step do obj_vida, ficando assim:
Código:
HP -= 1;
scr_destruir();

Ao fazer isso coloque o obj na room e execute o jogo, veja que a barra de vida vai esvaziar e quando a barra de vida estiver no 0 ela vai se destruir por conta do código do script "scr_destruir".

Agora vamos falar dos argumentos, muitas pessoas tem dificuldade em entender isso, em todo script você pode declarar de 0 até 16 argumentos, agora para entendermos melhor, as funções contém argumentos, e nós declaramos os valores deles, vamos usar como exemplo o instance_create(x,y,obj), nele o x,y,obj são três argumentos que declaramos, nao entendeu? Vamos por em prática.

Vamos editar o scr_destruir e aplicar argumentos nele.Para começar, vamos substituir o HP da condição do script por argument0, permitindo que outros objetos usem o script, mesmo que não tenham a variável HP.

Código:
if (argument0 <= 0){
instance_destroy();
}

Se você testar o jogo agora, perceberá que a barra vai sumir instantaneamente. Isso acontece porque não informamos para o script qual é o valor do argument0, logo, por padrão, o argument0 valerá zero. Para corrigir isso, devemos adicionar o argumento na chamada do script que está no step do obj_vida.Ele ficará assim:
Código:
HP -= 1;
scr_destruir(HP);

Testando o jogo, o script funcionará como o planejado. Agora, vamos encaixar mais um argumento nesse script.

Código:
if (argument0 <= argument1){
instance_destroy();
}

Como temos mais um argumento, devemos dar seu valor lá no step, ficando assim:
Código:
HP -= 1;
scr_destruir(HP,0);
Testem e veram que está normal, agora troque o 0 por 50 e veja o resultado.Viram?Fica muito mais fácil de editar do que o outro, sem contar que fica mais organizado e você pode utilizar em outros objetos sem ter que reescrever tudo, vamos supor que em um outro caso eu quero que se chegar a 25 ela suma é que o HP seje 1000, e só no outro objeto eu definir tudo igual a este, mas nas variáveis do create eu alterar o valor.

Bem marujos, acho que argument é bem simples depois que se entende, se você não entendeu deixe sua dúvida nos comentários ou peça uma segunds versão mais detalhada e irei fazer sem mais nem menos. Fuizzs pirat
RickDias
RickDias


Mensagens : 28
HDA Coins : 68
Data de inscrição : 06/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

[GameMaker:Studio] Aula 2.9 - Scripts Empty Re: [GameMaker:Studio] Aula 2.9 - Scripts

Mensagem por Pesifas Ter Set 27, 2016 1:07 am

Quando haverá a continuação ?

Sou novo no fórum, gostei bastante da série desse tutorial.

Tenho um projeto em fase de prototipação, qual estou tendo muitas dificuldades em programar na unity. Agora vou passar a tentar no GM:S.

Pesifas
Pesifas
Novato
Novato

Mensagens : 2
HDA Coins : 4
Data de inscrição : 26/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos