Hora De Aprender
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» minha pixelart
[GameMaker:Studio] Aula 2.3 - Fundamentos da GML (PARTE 2) EmptySeg Jun 26, 2017 12:39 pm por Fubukki

» Desenho dos Olhos - 2
[GameMaker:Studio] Aula 2.3 - Fundamentos da GML (PARTE 2) EmptySeg Jun 26, 2017 12:03 am por RickDias

» O que voces gostariam de ver em uma extensao?
[GameMaker:Studio] Aula 2.3 - Fundamentos da GML (PARTE 2) EmptyDom Nov 20, 2016 10:52 pm por Guds

» Desenho dos olhos
[GameMaker:Studio] Aula 2.3 - Fundamentos da GML (PARTE 2) EmptyTer Nov 01, 2016 12:01 pm por acimadenos

» Como desenhar um nariz
[GameMaker:Studio] Aula 2.3 - Fundamentos da GML (PARTE 2) EmptyTer Nov 01, 2016 11:53 am por acimadenos

» CONSTRUÇÃO DA FIGURA HUMANA - PROPORÇÕES
[GameMaker:Studio] Aula 2.3 - Fundamentos da GML (PARTE 2) EmptyTer Nov 01, 2016 11:52 am por acimadenos

» Proporções do desenho e Desenho de modelo vivo
[GameMaker:Studio] Aula 2.3 - Fundamentos da GML (PARTE 2) EmptyTer Nov 01, 2016 11:50 am por acimadenos

» Desenho do Rosto - 2
[GameMaker:Studio] Aula 2.3 - Fundamentos da GML (PARTE 2) EmptyTer Nov 01, 2016 11:47 am por acimadenos

» Desenho do Rosto/ cabeça (frontal)
[GameMaker:Studio] Aula 2.3 - Fundamentos da GML (PARTE 2) EmptyTer Nov 01, 2016 11:44 am por acimadenos

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário


[GameMaker:Studio] Aula 2.3 - Fundamentos da GML (PARTE 2)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

[GameMaker:Studio] Aula 2.3 - Fundamentos da GML (PARTE 2) Empty [GameMaker:Studio] Aula 2.3 - Fundamentos da GML (PARTE 2)

Mensagem por RickDias Qua Set 14, 2016 11:08 pm

Titulo: Módulo 2 - Aula 3 - Fundamentos da GML (Parte 2)
Descrição: Vamos aprender como funciona a linguagem própria do game maker.
Autor: RickDias
Programa: Game Maker:Studio
Nível: Básico

Aeee Marujoss estou de novo aqui para continuar a aula 3 do módulo 2, nessa aula vamos começar a entrar um pouco na programação, vamos lá.

Atribuições
Lembra quando falei que variáveis iam te perseguir pra sempre na programação? Estão elas de volta, como o nome diz atribuiremos um valor as variáveis, então o que podemos atribuir as variáveis? Claro valores! E podem ser desde string, reais, até valores binários e expressões.

Operações
Os operadores geralmente server para ligar duas coisas, vejam nos exemplos abaixo:

AND - "and" em português significa "e" então sempre que utilizamos é para fazer uma adição, vamos supor que para o meu personagem soltar um porder eu tenha que deixar apartado para frente E espaço, exemplo no código prático:
Código:
if keyboard_check(vk_right) and keyboard_check(vk_space)
{
/*Código para soltar pode, não vou fazer pois e muito complicado*/
}

OR - "or" em português significa "ou" então seria basicamente assim, se eu apertar para direita OR apertar d, entenderam? Qualquer uma dessas duas teclas iriam executar meu comando.

! - a exclamação significa não, seria mais ou menos assim:
Código:
if !keyboard_check(vk_anykey)//se não for pressionado nenhum tecla

Comparativos
Esses sao os comparativos, usamos eles para comprar óbvio.
< - "Menor que"
<= - "Igual ou Menor que"
== - "Exatamente Igual"
> - "Maior que"
>= - "Igual ou Maior que"
<> - "Diferente de"
Exemplo:
Código:
var a,b,c;
a = 4
b = 6
c = " b é maior que a"
If b >= a//se b for maior ou igual a a
{
show_message(c)
}

Declarações
Nós vamos aprender as declarações nas próximas aulas, ma as declarações servem para declarar algo.
Nesses casos que eu fiz acima, if é uma declaração.
Os principais declaradores são:
if
if / else
for
for / i
while
do / until
swtich
with


Bom marujos, eu termino essa aula por aqui pirat, a partir de agora as coisas vão ficar muito mais legais e frenéticas, pois vamos começar a aprender de declarações e é aí que as coisas acontecem!
RickDias
RickDias


Mensagens : 28
HDA Coins : 68
Data de inscrição : 06/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos