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[GameMaker:Studio] Aula 2.3 - Fundamentos da GML (PARTE 2)
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[GameMaker:Studio] Aula 2.3 - Fundamentos da GML (PARTE 2)
Titulo: Módulo 2 - Aula 3 - Fundamentos da GML (Parte 2)
Descrição: Vamos aprender como funciona a linguagem própria do game maker.
Autor: RickDias
Programa: Game Maker:Studio
Nível: Básico
Aeee Marujoss estou de novo aqui para continuar a aula 3 do módulo 2, nessa aula vamos começar a entrar um pouco na programação, vamos lá.
Atribuições
Lembra quando falei que variáveis iam te perseguir pra sempre na programação? Estão elas de volta, como o nome diz atribuiremos um valor as variáveis, então o que podemos atribuir as variáveis? Claro valores! E podem ser desde string, reais, até valores binários e expressões.
Operações
Os operadores geralmente server para ligar duas coisas, vejam nos exemplos abaixo:
AND - "and" em português significa "e" então sempre que utilizamos é para fazer uma adição, vamos supor que para o meu personagem soltar um porder eu tenha que deixar apartado para frente E espaço, exemplo no código prático:
OR - "or" em português significa "ou" então seria basicamente assim, se eu apertar para direita OR apertar d, entenderam? Qualquer uma dessas duas teclas iriam executar meu comando.
! - a exclamação significa não, seria mais ou menos assim:
Comparativos
Esses sao os comparativos, usamos eles para comprar óbvio.
< - "Menor que"
<= - "Igual ou Menor que"
== - "Exatamente Igual"
> - "Maior que"
>= - "Igual ou Maior que"
<> - "Diferente de"
Exemplo:
Declarações
Nós vamos aprender as declarações nas próximas aulas, ma as declarações servem para declarar algo.
Nesses casos que eu fiz acima, if é uma declaração.
Os principais declaradores são:
if
if / else
for
for / i
while
do / until
swtich
with
Bom marujos, eu termino essa aula por aqui , a partir de agora as coisas vão ficar muito mais legais e frenéticas, pois vamos começar a aprender de declarações e é aí que as coisas acontecem!
Descrição: Vamos aprender como funciona a linguagem própria do game maker.
Autor: RickDias
Programa: Game Maker:Studio
Nível: Básico
Aeee Marujoss estou de novo aqui para continuar a aula 3 do módulo 2, nessa aula vamos começar a entrar um pouco na programação, vamos lá.
Atribuições
Lembra quando falei que variáveis iam te perseguir pra sempre na programação? Estão elas de volta, como o nome diz atribuiremos um valor as variáveis, então o que podemos atribuir as variáveis? Claro valores! E podem ser desde string, reais, até valores binários e expressões.
Operações
Os operadores geralmente server para ligar duas coisas, vejam nos exemplos abaixo:
AND - "and" em português significa "e" então sempre que utilizamos é para fazer uma adição, vamos supor que para o meu personagem soltar um porder eu tenha que deixar apartado para frente E espaço, exemplo no código prático:
- Código:
if keyboard_check(vk_right) and keyboard_check(vk_space)
{
/*Código para soltar pode, não vou fazer pois e muito complicado*/
}
OR - "or" em português significa "ou" então seria basicamente assim, se eu apertar para direita OR apertar d, entenderam? Qualquer uma dessas duas teclas iriam executar meu comando.
! - a exclamação significa não, seria mais ou menos assim:
- Código:
if !keyboard_check(vk_anykey)//se não for pressionado nenhum tecla
Comparativos
Esses sao os comparativos, usamos eles para comprar óbvio.
< - "Menor que"
<= - "Igual ou Menor que"
== - "Exatamente Igual"
> - "Maior que"
>= - "Igual ou Maior que"
<> - "Diferente de"
Exemplo:
- Código:
var a,b,c;
a = 4
b = 6
c = " b é maior que a"
If b >= a//se b for maior ou igual a a
{
show_message(c)
}
Declarações
Nós vamos aprender as declarações nas próximas aulas, ma as declarações servem para declarar algo.
Nesses casos que eu fiz acima, if é uma declaração.
Os principais declaradores são:
if
if / else
for
for / i
while
do / until
swtich
with
Bom marujos, eu termino essa aula por aqui , a partir de agora as coisas vão ficar muito mais legais e frenéticas, pois vamos começar a aprender de declarações e é aí que as coisas acontecem!
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