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Mensagem por RickDias Qua Set 14, 2016 10:19 pm

Titulo: Módulo 2 - Aula 3 - Fundamentos da GML (Parte 1)
Descrição: Vamos aprender como funciona a linguagem própria do game maker.
Autor: RickDias
Programa: Game Maker:Studio
Nível: Básico

Boaass marujos! Estou aqui trazendo uma aula muito importante para voces começarem a programar no gama maker, que são os fundamentos, basicamente tudo que voces precisam saber antes de começar a programar.

Antes de tudo vamos aprender o que significa GML (Game Maker Language), a GML é uma linguagem interna do game maker o que nos possibilita uma melhor e simples programação, para provar isso que acabei de dizer vou dar um exemplo muito simples, na GML tem funções próprias dela que facilita sua vida, por exemplo a show_message(“string”), que desenha uma caixa de diálogo na tela, aonde no C#, por exemplo, teria que ser feita um código muito grande para fazer o mesmo.

Agora que sabemos o que é GML e que ela existe para facilitar nossa vida vamos saber como e onde podemos programar, veja:
- Podemos programar no execute code. (Muito utilizado)
- Podemos programar no script. (Bem utilizado)
- Podemos programar na room. (Pouco usado)

Então nós temos 3 lugares que podemos programar.

Na hora de programar é muito importante que haja uma organização nos codigos, pois é essa organização que vai facilitar sua compreensão do código quando ele estiver muito grande, agora vou dar um exemplo de dois códigos, respectivamente um mal organizado e um bem organizado.
Mal Organizado
Código:
if nome=Rick{show_message(nome)}
Bem Organizado
Código:
if (nome=Rick)
{
show_message(nome)
}

Viram que diferença? No segundo fica muito mais fácil de visualizar e olha que ele nem está tão bem organizado, ao decorrer de tutoriais onde estaremos programando vou mostrar a vocês novas e melhores formas de organização.

É isso aí galera, espero que tenham curtido o tutorial, ate a segunda parte em marujos! pirat
RickDias
RickDias


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