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Mensagem por RickDias Ter Set 13, 2016 3:59 pm

Titulo: Módulo 2 - Aula 2 - Operações Matemáticas no Game Maker
Descrição: Vamos aprender como funcionam as operações matemáticas no game maker.
Autor: RickDias
Programa: Game Maker:Studio
Nível: Básico

Aobaa Marujoss, mais uma aula e está é muito importante em!!! Fiquem atentos nessa aula pirat

As Operações Matemáticas no Game Maker é um pouco diferente da nossa lógica, por isso estou fazendo essa aula, pois ter esse conhecimento é de extrema importância para todos os programadores de GML.

Se eu te perguntasse: eu estou indo para cima, minha posição Y(vertical) está aumentando ou diminuindo? Pela lógica você logo diria: Está aumentando, CLARO!!! Mas isso está errado no GML, se você que subir você deveria diminuir seu Y(vertical) na lógica do gamemaker, então vamos ver como ficaria isso no game maker:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Nessa imagem estou supondo que no 0 é a terra, pois não esta nem muito proximo do céu nem do inferno, vamos supor que você está na terra y=0, se você quiser subir até o céu você teria que diminuir o seu y, ou seja, quanto mais negativo for seu y mais alto você estará e quanto mais positivo mais abaixo, no meu exemplo para eu estar próximo ao céu eu deveria estar y=-3.

Beleza já sabemos como funciona o movimento no eixo y(vetical), mas e o do eixo x(horizontal)?
O do eixo x é muito simples, quanto mais positivo mais para direita você estará e quanto mais negativo mais para esquerda você estará.
Então vejam um exemplo do eixo X:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Nesse exemplo vemos duas bolinhas, uma laranja a direita e uma roxa a esquerda, vamos supor que eu esteja no meio ( x = 0 ), e eu queria estar com a bolinha laranja(na direita), qual teria que ser minha posição para estar mais a direita?x= 3 exato, e se eu quisesse estar com a bolinha roxa(na esquerda)? x = -3 exato, viram como é simples?

Algumas operações que precisamos saber no código:

Como fazer uma soma:
Para somar é muito simples, vamos supor que temos uma variável com o nome pontos e ela tem o valor de 10 ou seja:
Código:
pontos=10
Agora vamos supor que a cada vez que eu aperte a tecla "p" eu ganhe 1 ponto:
Código:
ponto+=1
esse código indica que vai adicionar +1 na variável ponto, ou seja a variável é =10, com +1 fica =11, também podemos usar esse código que faz o mesmo esquema do ensinado a cima:
Código:
ponto=ponto+1

Como fazer uma subtração:
É a mesma coisa, porém com o sinal diferente:
Código:
ponto-=1
ou
Código:
ponto=ponto-1

Como fazer uma multiplicação:
O esquema é bem parecido, * indica multiplicação no gml.
Código:
ponto*=4

ou
Código:
ponto=ponto*4

Como fazer uma divisão:
O esquema é bem parecido, / indica divisão no gml.
Código:
ponto/=4

ou
Código:
ponto=ponto/4

Bom marujos, fico por aqui essa aula sem duvidas foi a mais fácil de entender ao meu ponto de vista, espero que tenham curtido, tamojunto!!!! pirat
RickDias
RickDias


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