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[GameMaker:Studio] Aula 2.1 - Variáveis
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[GameMaker:Studio] Aula 2.1 - Variáveis
Titulo: Módulo 2 - Aula 1 - Variáveis
Descrição: Vamos aprender o que são variáveis e para que servem.
Autor: RickDias
Programa: Game Maker:Studio
Nível: Básico
Aooooba Marujos, ja estava ficando com saudades de vocês e como prometido estou dando continuidade as aulas, nesse 2º Módulo de aulas nós vamos começar a aprender tudo para que possamos nos aprofundar na programação de jeito.
Porque vamos estudar as variáveis?
Hoje vamos falar das variáveis, que sem duvidas é uma das coisas mais importante em todas as linguagens de programação inclusive no GML (como é chamada a linguagem do game maker), as variáveis estão praticamente em tudo quando falamos de algum sistema, seja de jogo, lojas virtuais ou outras coisas do tipo.
O que é uma variável e como funciona?
A variável é basicamente um espaço para guardar valores que poder ser variados o tempo todo.
No game maker tem 3 tipos de variáveis, são estas:
Variáveis Locais
Variáveis locais, como o nome já diz, ficam apenas no local em que foi criado, ou seja, ela não é usada em outro objeto, script ou room. Elas são declaradas geralmente no Create, Por exemplo:
Variáveis Globais
Diferente das locais, as variáveis globais podem ser utilizadas fora do local que foi criado, ou seja, pode usar em outro objeto, script ou room. Elas são declaradas geralmente no Create também, por exemplo:
Variáveis Temporárias
As variáveis temporárias, novamente como o nome já supõe, são aquelas que ficam ali e só atuam até o final do código ou até ser imprestável. Diferente das outras duas ela pode ser chama em qualquer evento.
Vamos definir duas variáveis temporárias:
Evento Create/Step/Draw(qualquer quer um desses eventos):
e depois definir o valor delas, como no exemplo eu usei um código que cria uma caixa como na imagem abaixo:
Como definir uma variável no game maker?
A variável na maioria das vezes é local ou global, nesse caso você pode definir-las no evento CREATE e utilizando a ação "Execute Code" que se encontra na barra control, sempre utilizaremos o execute code para programar tudo, ou o script também, ao decorrer dos tutoriais eu vou informar qual devemos utilizar. No caso de uma variável temporária, podemos utilizar qualquer evento.
Como adicionar um execute code:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Vamos reforçar o que aprendemos nessa aula!!!
*Observação: para adicionar comentários sem que eles interajam com o código utilize "//", só estou explicando isso para vocês não ficarem confusos com o quando eu utilizar "//"*
1º Crie um objeto no gamemaker com o nome obj_player, ele vai ter uma vida.
2º Com o obj_player em mãos adicione a ele o evento CREATE e dentro desse evento um execute code.
3º Ao abrir o bloco de programação (assim vamos chamar), adicione o seguinte código:
draw_text é uma função do próprio game maker que tem como função desenha um texto, dentro do parêntesis vemos x,y que indica a posição que vai ficar esse texto e vida é a variável, se você deixou igual a 10 então vai aparecer 10, mude para um número qualquer salve e veja o resultado.
5º Crie uma room, adicione o obj_player e veja o resultado.
Se você não entendeu nada dessa parte de vida, ou os códigos, fique tranquilo, pois não é esse o intuito dessa aula e sim o seu entendimento sobre as variáveis, bem marujos fico por aqui, essa aula foi cansativa, mas acredito que vocês tenham curtido e que vai da para aproveitar bastante o conteúdo dela, até mais!
Descrição: Vamos aprender o que são variáveis e para que servem.
Autor: RickDias
Programa: Game Maker:Studio
Nível: Básico
Aooooba Marujos, ja estava ficando com saudades de vocês e como prometido estou dando continuidade as aulas, nesse 2º Módulo de aulas nós vamos começar a aprender tudo para que possamos nos aprofundar na programação de jeito.
Porque vamos estudar as variáveis?
Hoje vamos falar das variáveis, que sem duvidas é uma das coisas mais importante em todas as linguagens de programação inclusive no GML (como é chamada a linguagem do game maker), as variáveis estão praticamente em tudo quando falamos de algum sistema, seja de jogo, lojas virtuais ou outras coisas do tipo.
O que é uma variável e como funciona?
A variável é basicamente um espaço para guardar valores que poder ser variados o tempo todo.
No game maker tem 3 tipos de variáveis, são estas:
Variáveis Locais
Variáveis locais, como o nome já diz, ficam apenas no local em que foi criado, ou seja, ela não é usada em outro objeto, script ou room. Elas são declaradas geralmente no Create, Por exemplo:
- Código:
nome = "rickdias"
Variáveis Globais
Diferente das locais, as variáveis globais podem ser utilizadas fora do local que foi criado, ou seja, pode usar em outro objeto, script ou room. Elas são declaradas geralmente no Create também, por exemplo:
- Código:
global.nome="rickdias"
Variáveis Temporárias
As variáveis temporárias, novamente como o nome já supõe, são aquelas que ficam ali e só atuam até o final do código ou até ser imprestável. Diferente das outras duas ela pode ser chama em qualquer evento.
Vamos definir duas variáveis temporárias:
Evento Create/Step/Draw(qualquer quer um desses eventos):
- Código:
var nome, altura;
nome = get_string("Escreva seu nome", "Rickelme");
altura = get_string("Qual sua altura", "1.72");
e depois definir o valor delas, como no exemplo eu usei um código que cria uma caixa como na imagem abaixo:
- Imagem do exemplo acima, clique para ver:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Como definir uma variável no game maker?
A variável na maioria das vezes é local ou global, nesse caso você pode definir-las no evento CREATE e utilizando a ação "Execute Code" que se encontra na barra control, sempre utilizaremos o execute code para programar tudo, ou o script também, ao decorrer dos tutoriais eu vou informar qual devemos utilizar. No caso de uma variável temporária, podemos utilizar qualquer evento.
Como adicionar um execute code:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Vamos reforçar o que aprendemos nessa aula!!!
*Observação: para adicionar comentários sem que eles interajam com o código utilize "//", só estou explicando isso para vocês não ficarem confusos com o quando eu utilizar "//"*
1º Crie um objeto no gamemaker com o nome obj_player, ele vai ter uma vida.
2º Com o obj_player em mãos adicione a ele o evento CREATE e dentro desse evento um execute code.
3º Ao abrir o bloco de programação (assim vamos chamar), adicione o seguinte código:
- Código:
vida=10
//variavel que define a vida de nosso Player
- Código:
draw_text(x,y,vida)
draw_text é uma função do próprio game maker que tem como função desenha um texto, dentro do parêntesis vemos x,y que indica a posição que vai ficar esse texto e vida é a variável, se você deixou igual a 10 então vai aparecer 10, mude para um número qualquer salve e veja o resultado.
5º Crie uma room, adicione o obj_player e veja o resultado.
Se você não entendeu nada dessa parte de vida, ou os códigos, fique tranquilo, pois não é esse o intuito dessa aula e sim o seu entendimento sobre as variáveis, bem marujos fico por aqui, essa aula foi cansativa, mas acredito que vocês tenham curtido e que vai da para aproveitar bastante o conteúdo dela, até mais!
RickDias- Mensagens : 28
HDA Coins : 68
Data de inscrição : 06/09/2016
Re: [GameMaker:Studio] Aula 2.1 - Variáveis
Eu me confundi bastante no começo, mas depois li novamente e me pareceu bem mais claro o significado de variável no game maker.
Re: [GameMaker:Studio] Aula 2.1 - Variáveis
Ah sim, bem comum, sempre que vamos aprender uma nova linguagem ficamos com um pouco de duvidas, mas só com pratica podemos tira-las, daqui alguns 4 tutoriais vamos começar aulas praticas no game maker
RickDias- Mensagens : 28
HDA Coins : 68
Data de inscrição : 06/09/2016
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