Últimos assuntos
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário |
[GameMaker:Studio] Aula 1.4 - Rooms, Background, Tileset
Página 1 de 1 • Compartilhe
[GameMaker:Studio] Aula 1.4 - Rooms, Background, Tileset
Titulo: Módulo 1 - Aula 4 - Room, Background, Tileset
Descrição: Vamos aprender o que é room, Background e tileset.
Autor: RickDias
Programa: Game Maker:Studio
Nível: Básico
Fala ai Marujooss!! Belezinhaa? Estou trazendo mais uma aula e a ultima do nosso modulo de interface finalmente!!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Name: Eu costumo colocar o nome de bg_nomedobackground para evitar erros.
Load Background: Aqui você pode carregar um background.
Edit Background: Aqui você pode editar um background ou fazer um.
Essa proxima opção é a de transformar o background em tileset, para quem não sabe tileset são pedaços do cenário do jogo que você usa para deixar mais bonito e pode usar de forma randomizada pelo mapa, vejam um exemplo de tileset:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Vejam, ao invés de fazer um objeto casa e ter que fazer uma gigante confusão de códigos para o personagem entrar só quando colidir com a porta eu coloco essa casa no mapa e depos coloco um objeto invisível na porta para quando ele colidir com esse objeto ele entrar na casa.
Ficou meio confuso ne? Vamos usar como exemplo pokemon rpg, no Centro Pokemon você só entra se bater de frente com a porta, ao invés da gente fazer uma obj_casa e coloca a foto da casona, a gente faz um obj_portaCentroPokemon (invisivel) e coloca na porta e quando o jogador colidir ele ira ser direcionado ao Centro Pokemon, fica muito mais fácil e o jogo fica mais leve e limpo.
Exemplo de objetos no tileset:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Vamos supor que o marrom é o obj_portaCentroPokemon, ou seja o objeto que te leva ao Centro Pokemon, e o vermelho é o obj_solid e ele é responsável para quando o player colidir ali nada acontecer, como um muro.
A room é basicamente a fase do seu jogo, onde vai ficar os objetos, backgrounds, tileset e o tamanho da tela do jogo.
É isso ai Marujos, essa aula ficou pequenininha mesmo, espero que tenham curtido!!! Logo menos vem mais
Descrição: Vamos aprender o que é room, Background e tileset.
Autor: RickDias
Programa: Game Maker:Studio
Nível: Básico
Fala ai Marujooss!! Belezinhaa? Estou trazendo mais uma aula e a ultima do nosso modulo de interface finalmente!!
BACKGROUND
Esse é a janela do background:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Name: Eu costumo colocar o nome de bg_nomedobackground para evitar erros.
Load Background: Aqui você pode carregar um background.
Edit Background: Aqui você pode editar um background ou fazer um.
Essa proxima opção é a de transformar o background em tileset, para quem não sabe tileset são pedaços do cenário do jogo que você usa para deixar mais bonito e pode usar de forma randomizada pelo mapa, vejam um exemplo de tileset:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Vejam, ao invés de fazer um objeto casa e ter que fazer uma gigante confusão de códigos para o personagem entrar só quando colidir com a porta eu coloco essa casa no mapa e depos coloco um objeto invisível na porta para quando ele colidir com esse objeto ele entrar na casa.
Ficou meio confuso ne? Vamos usar como exemplo pokemon rpg, no Centro Pokemon você só entra se bater de frente com a porta, ao invés da gente fazer uma obj_casa e coloca a foto da casona, a gente faz um obj_portaCentroPokemon (invisivel) e coloca na porta e quando o jogador colidir ele ira ser direcionado ao Centro Pokemon, fica muito mais fácil e o jogo fica mais leve e limpo.
Exemplo de objetos no tileset:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Vamos supor que o marrom é o obj_portaCentroPokemon, ou seja o objeto que te leva ao Centro Pokemon, e o vermelho é o obj_solid e ele é responsável para quando o player colidir ali nada acontecer, como um muro.
ROOMS
A room é basicamente a fase do seu jogo, onde vai ficar os objetos, backgrounds, tileset e o tamanho da tela do jogo.
É isso ai Marujos, essa aula ficou pequenininha mesmo, espero que tenham curtido!!! Logo menos vem mais
RickDias- Mensagens : 28
HDA Coins : 68
Data de inscrição : 06/09/2016
Re: [GameMaker:Studio] Aula 1.4 - Rooms, Background, Tileset
Parabéns pelo tutorial RickDias.. Estou acompanhando todos!
Tópicos semelhantes
» [GameMaker:Studio] Aula 2.4 - If & Else
» [GameMaker:Studio] Aula 2.5 - While
» [GameMaker:Studio] Aula 2.6 - For
» [GameMaker:Studio] Aula 2.7 - Do & until
» [GameMaker:Studio] Aula 2.1 - Variáveis
» [GameMaker:Studio] Aula 2.5 - While
» [GameMaker:Studio] Aula 2.6 - For
» [GameMaker:Studio] Aula 2.7 - Do & until
» [GameMaker:Studio] Aula 2.1 - Variáveis
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Seg Jun 26, 2017 12:39 pm por Fubukki
» Desenho dos Olhos - 2
Seg Jun 26, 2017 12:03 am por RickDias
» O que voces gostariam de ver em uma extensao?
Dom Nov 20, 2016 10:52 pm por Guds
» Desenho dos olhos
Ter Nov 01, 2016 12:01 pm por acimadenos
» Como desenhar um nariz
Ter Nov 01, 2016 11:53 am por acimadenos
» CONSTRUÇÃO DA FIGURA HUMANA - PROPORÇÕES
Ter Nov 01, 2016 11:52 am por acimadenos
» Proporções do desenho e Desenho de modelo vivo
Ter Nov 01, 2016 11:50 am por acimadenos
» Desenho do Rosto - 2
Ter Nov 01, 2016 11:47 am por acimadenos
» Desenho do Rosto/ cabeça (frontal)
Ter Nov 01, 2016 11:44 am por acimadenos