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Mensagem por RickDias Seg Set 12, 2016 4:13 pm

Titulo: Módulo 1 - Aula 2 - Interface
Descrição: Vamos aprender sobre as sprites.
Autor: RickDias
Programa: Game Maker:Studio
Nível: Básico

Aooobaa Marujos pirat!! Estou trazendo mais um tutorial para vocês do nosso curso de GM:S, nesse tutorial vamos aprofundar no significado de Sprite!

Antes de tudo vamos entender o que sigfnicia o termo sprite no game maker.
Irei usar o exemplo do relógio para vocês entenderem facilmente o que é uma sprite, dentro do relógio tem diversas engrenagens e todo o sistema que o leva funcionar, mas você só consegue ver o ponteiro e as horas, o ponteiro e e as hora são a sprite, ou seja, o que você consegue ver, apenas a imagem.

O que você não vê (programação dos movimentos e tudo mais):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O que você vê:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E agora para reforçar, vejamos o Mario:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa é a sprite do objeto Mario, ou seja a imagem do Mario, mas ele na verdade é uma variedade de códigos com sistemas de pulo, movimento, colisão com inimigos e outros objetos com sprites.

Agora vamos aprender como criar uma sprite no game maker.
É muito simples, basta você clicar no icone de sprite que aprendemos onde ele fica na aula passada, caso não lembre é esse:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ao abrir você se vai se deparar com essa janela:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Name: Aqui você escolhe o nome da sua sprite, não recomendo por espaço, pois você usa muito esse nome para programar, então com espaço pode ocorrer bugs, o mais comum é colocar spr_nomedasprite
Load Sprite: Como o nome ja diz, aqui você vai adicionar uma sprite, por exemplo aquele gif do Mario andando.
Edit Sprite: Se você tiver uma sprite quiser mudar a cor, ou quiser criar a sua própria sprite aqui é o local ideal.
Origin: Recomendo sempre clicar no center após escolher sua sprite, pois ele centralizará ela e a partir dai todos as programações de "spawn" de sprite, objeto, sera do meio dele.
Collision Cheking: Caso sua sprite tenha bug de colisão por ser muito deformada, por exemplo um inimigo que anda como uma cobra, você pode criar uma máscara que será responsavel por definir a colisão e evitar bugs.

É isso ai Marujoss a aula de sprites fica por aqui espero que tenham gostado, obrigado fuiiiiiiizzzzz!!!
RickDias
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Mensagem por rayan alves Seg Set 12, 2016 9:23 pm

Muito Bom Very Happy
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Mensagem por RickDias Seg Set 12, 2016 9:34 pm

@Ryan Alves obrigado pelo feedback marujo, amanhã tem mais tutoriais em ! pirat
RickDias
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